CIDADES E ENERGIA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v3i3.29124Resumo
O fenômeno da metropolização (ocupação urbana que ultrapassa os limites das cidades) é resultado de um intenso processo de urbanização no Brasil, que levou ao desenvolvimento de grandes metrópoles no Brasil, os centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre , Curitiba, Campinas, Manaus e outros. Este cenário tem impactado diretamente no aumento dos níveis de gases de efeito estufa, emitidos por atividades antrópicas. As autoridades representativas reuniram “quase 200 países para obter ações efetivas de redução das emissões de gases poluentes” (Agência Câmara de Notícias, 2021). Apresentamos um volume inédito, coordenado pelos pesquisadores Dr. Ricardo Morel Hartmann (da Universidade Latino-Americana – UNILA) e Dr. Acires Dias (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC). Apresenta pesquisas que analisaram a eficiência exergética de importantes cidades como: Recife, Brasil, que apresentou eficiência de 22,58%; Cidade do México, México (22,16%); Lima, Peru (20,9%); Santos, São Paulo, Brasil (19,70%); e Buenos Aires, Argentina (14,9%).Downloads
Publicado
Versões
- 21-10-2021 (3)
- 08-04-2022 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.