PALMEIRAS NATIVAS DO CERRADO: O POTENCIAL ANTIMICROBIANO DO GÊNERO ATTALEA - REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i3.29292Resumo
As palmeiras do gênero Attalea são amplamente distribuídas, servindo de alimentos, abrigos e principalmente como fonte de fitoconstituentes do metabolismo secundário com potenciais terapêuticos. Nesse contexto, o objetivo foi descrever o potencial antimicrobiano das palmeiras do gênero Attalea nativas do Cerrado brasileiro. Isso foi proposto através de uma revisão bibliográfica atribuindo descritores como Attalea, palmeiras, potencial terapêutico e Cerrado nos três principais idiomas e nas bases de dados. Os resultados observados foram que, dentre a diversidade de espécies, apenas quatro (A. speciosa, A pharelata, A. burretiana e A. oleífera) demonstraram resultados de inibição bacteriana (Gram positivas ou negativas). Por fim, a investigação dos compostos bioativos dessas plantas evidenciou um grande potencial antimicrobiano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.