Asymmetries versus Sustainability: the Human Right to Peace in Brazil post-1988 / Assimetrias Versus Sustentabilidade: O Direito Humano à Paz no Brasil Pós-1988
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i1.29996Resumo
Resumo: O presente artigo tem como objeto de estudo as repercussões da dimensão do Direito Humano à paz no Brasil após a decisão do Supremo Tribunal Federal acerca da Ação Declaratória de Inconstitucionalidade nº 3.540, que reconheceu os direitos de novíssima dimensão entre os aspectos econômicos e ambientais. O método de pesquisa utilizado foi o indutivo, com investigação bibliográfica, jurisprudencial, documental e normativa. Os desdobramentos das pluralidades dos direitos e das pessoas fazem com que o reconhecimento do Direito Humano à Paz no Brasil venha a expor os avanços e os desafios quanto à aplicabilidade da segurança jurídica intergeracional sustentável. O resultado permeia a cegueira moral dos atores globais, o seu modus vivendi e modus operandi nas Sociedades de Risco. Apontar melhores desempenhos quanto aos objetivos e fundamentos constitucionais do Brasil diante da Agenda 2030 oferece perspectivas em compreender um complexo de crises em que o referido direito envolve, dando prospecções de uma assimetria à sustentabilidade.
Palavras-chave: Paz. Risco e Sustentabilidade. Segurança Jurídica Intergeracional. Desenvolvimento e Democracia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.