UMA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DO LIVRO TRAGÉDIA EM MARIANA – SERRA CRISTINA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i3.30153Resumo
O livro jornalístico publicado em 2018 pela jornalista e escritora Cristina Serra, sobre o desastre causado pelo rompimento da barragem de Fundão no dia 05 de novembro de 2015 em Minas Gerais. O livro, rico em detalhes de uma escritora que cobriu o desastre como jornalista à época dos fatos, contém um compilado jornalismo investigativo com toques de um estudo sociológico, entrevistas com os principais atores dos pós rompimento e com pessoas comuns das comunidades atingidas dão ao livro uma riqueza de detalhes suficientes para realizarmos aqui uma análise baseada no conceito da imaginação sociológica. Esta imaginação levou a um olhar pautado no histórico de exploração dos recursos naturais na região, histórico este que permite uma nova reflexão das causas do desastre. Nesse novo enfoque é possível ver que as causas do desastre relatadas no livro da Cristina Serra não são a fonte por si só, mas sim culminaram no clímax de um conjunto de causas iniciadas no Brasil colonial perpetuadas e adaptadas através dos séculos, que no ano de 2013 deram causa ao maior desastre ambiental do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.