Mudanças climáticas e o papel da agropecuária sul-mato-grossense na neutralização do carbono
Climate change and the role of agriculture south-mato-grossense in carbon neutralization
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.30903Resumo
Com o avanço das mudanças climáticas, as avaliações de riscos contribuem para reduzir a vulnerabilidade e melhorar a segurança alimentar. Estratégias nacionais e planos de adaptação para aliviar os impactos negativos das mudanças climáticas são essenciais para um futuro de baixo carbono e resiliente ao clima, sendo a agropecuária parte importante da solução. Este estudo explora a relação dinâmica entre a mudança nas variáveis climáticas essenciais do conjunto multimodelo Coupled Model Intercomparison Project Phase 6 (CMIP6) da plataforma Climate Change Knowledge Portal (CCKP) e as estratégias de adaptação da agropecuária sul-mato-grossense com o objetivo de especificar e diferenciar sistematicamente as medidas de adaptações, resumindo o progresso prático da neutralidade de carbono, o caminho de realização da neutralidade de carbono e a pesquisa de neutralidade de carbono. As projeções do CMIP6 demonstraram um ambiente climático preocupante à produção agropecuária sul-mato-grossense, em especial ao aumento na temperatura média do ar, em até 1.5ºC para o ano de 2030. Entretanto, políticas de desenvolvimento e adoção de práticas sustentáveis de produção vêm sendo criadas, testadas e praticadas no campo, sendo primordiais para o Estado de Mato Grosso do Sul atingir a grande meta de neutralização do carbono em 2030. Todavia, a desaceleração na redução dos gases de efeito estufa evidencia a neutralidade para 2035 otimista, 2045 marginal e 2070 pessimista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.