Operação Rondon Paraná: Uma Ponte Entre Educação Ambiental e Extensão Universitária
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32219Resumo
Resumo: A Educação Ambiental é compreendida como um processo educativo de busca e construção de valores sociais, conhecimento e competências voltadas à preservação do ambiente. Nesse cenário, a escola apresenta-se como um lugar adequado para a implementação de práticas educacionais relativas ao meio ambiente, pois possui espaços que propiciam atividades reflexivas sobre a temática. A Operação Rondon Paraná, por meio da extensão universitária, objetivou estimular discentes do ensino fundamental I e III e do EJA, por meio de atividades práticas, a pensarem assuntos envolvendo preservação ambiental, sustentabilidade e reciclagem, com o intuito de possibilitar maior interação entre os alunos e compreensão mais ativa dos conteúdos discutidos. Durante os encontros, nas cidades de Antonina e Guaratuba, utilizaram-se oficinas explicativas e dinâmicas para trabalhar o tema proposto. Na confecção do artigo foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. Os resultados obtidos foram positivos, sendo aproximadamente 305 participantes, em ambos os municípios, podendo observar a ampliação do senso de responsabilidade ambiental da comunidade e o fortalecimento da extensão universitária e da educação ambiental.
Palavras-Chave: Extensão. Ambiente. Participação. Ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.