Budismo, Sociedade de Risco e Meio Ambiente
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32264Resumo
Resumo: A crise ambiental causada principalmente pelos longos períodos de exploração dos recursos naturais, poluição gerada pelas indústrias e quantidade de lixo descartado no mundo, cresceu drasticamente. Diante do consumismo excessivo, novos paradigmas, baseados em um desenvolvimento sustentável, devem ser criados, pois os riscos da modernidade trazem também a reflexividade perante a crise. O objetivo deste trabalho, baseado em revisão teórica sistemática, busca novos horizontes para a proteção do planeta e diminuição dos riscos para a sociedade, por meio de reflexões acerca da correlação entre o budismo e o meio ambiente. Assim, percebe-se que para acontecer a mudança no pensamento e comportamento humano, a fim de transformar consumidores em cidadãos conscientes de que estão inseridos na teia da vida, a educação ambiental e o budismo podem auxiliar, uma vez que pregam pela ética e o bem do coletivo, servindo como instrumentos na transformação de indivíduos cada vez mais reflexivos e altruístas.
Palavras-Chave: Educação Ambiental. Risco; Sociedade; Consumismo; Meio Ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.