Monitoramento Participativo como Mecanismo de Adaptação e Resiliência em Cidades. Caso do Projeto de Extensão Do Obeamv/Unila em Foz Do Iguaçu
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32274Resumo
Resumo: O presente artigo é um relato de experiência do plano piloto do monitoramento participativo das áreas prioritárias do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) de Foz do Iguaçu/PR. O projeto faz parte das ações de extensão que o Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer (OBEAMV) vem desenvolvendo em 2022 e 2023, vinculado à Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Nesse sentido, o objetivo é apresentar como o monitoramento participativo pode contribuir para a conservação das áreas prioritárias da mata atlântica e em consequência a manutenção das dinâmicas socioecológicas que contribuem na adaptação e resiliência climática tanto das comunidades quanto do ecossistema. Para tanto, a experiência contempla 3 dimensões: a técnica ambiental; a socioambiental e/ou de participação social; e finalmente a parte de gestão e governança local. Em suma, a experiência de monitoramento participativo do PMMA em Foz é parte de um projeto de empoderamento das comunidades na conservação das áreas verdes da cidade mediante o desenvolvimento de conhecimento na área ambiental e estratégias de gestão conjunta no tripé: comunidade, sociedade civil organizada e o poder público.
Palavras-Chave: Monitoramento, participação, resiliência, AbE,emergência climática, PMMA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.