Fontes de Água e Qualidade do Solo em Área Irrigada para Produção do Café Robusta (Coffea conephora) na Região Amazônica: Estudo de Caso na Bacia Hidrográfica do Rio São Miguel do Guaporé – RO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32318Resumo
O presente trabalho intenta caracterizar as fontes e demandas por água em propriedades produtoras do café robusta localizadas na bacia hidrográfica do Rio São Miguel do Guaporé – RO, e analisar a qualidade do solo. Foi realizado levantamento de banco de dados de empresa de assessoria técnica, mediante formalização de solicitação para identificação das características da produção e irrigação, bem como, a amostragem de solo em 20 propriedades, e avaliados os parâmetros: Areia, Silte, Argila, Ca, Mg, Al, Ph, K, P. A irrigação das lavouras de café na bacia hidrográfica ocorre entre os meses de julho a setembro e cerca de 70% das águas utilizadas para irrigação são provenientes de represas. O pH variou de 3,8 a 6,6 e70% das amostras apresentou resultado dentro do limite estabelecido por Souza e Lobato (2004). Ao ser classificado quanto ao teor de fósforo, levando em consideração a porcentagem de argila, 64 % dos solos das propriedades em estudo possuem um valor muito baixo. Entre as amostras analisadas na Bacia do Rio São Miguel, somente 4 apresentaram valor de K dentro do valor médio desejável. O Cálcio das amostras avaliadas variou entre 0,4 a 3,7 cmolc/dm³, de modo que 40% das propriedades produtoras de café apresentaram resultados bons para as concentrações de Cálcio e 35% apresentaram valores dentro de valores médios recomendados. Os resultados obtidos poderão agregar conhecimento técnico sobre a bacia do rio São Miguel do Guaporé, auxiliando na gestão sustentável do solo e das águas.
Palavras-Chave: Análise de solo. Cafeicultura. Agricultura familiar. Conservação do solo. Desenvolvimento regional.
Downloads
Publicado
Versões
- 21-03-2024 (3)
- 26-12-2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.