Padrões globais de ingestão de microplásticos por peixes: Uma revisão cienciométrica
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32324Resumo
Resumo: Os bilhões de toneladas de plástico liberados no ambiente, em sua maioria são fragmentados em partículas menores que chegam aos rios e oceanos e podem ser tóxicas para os organismos aquáticos. Este estudo teve como objetivo revisar e quantificar dados publicados sobre a abundância de Microplásticos (MPs) ingeridos por peixes por meio de análise cienciométrica. Foi realizada uma busca na base de dados Web of Science utilizando palavras-chave (microplástico, nanoplástico, plástico, peixe) e operadores booleanos (or), incluindo estudos de ambientes naturais e controlados. Essa busca resultou no registro de 673 documentos, dos quais a maior parte dos estudos foi realizada na China (24,55%). Os países mais influentes na abordagem de temas científicos foram Inglaterra e Estados Unidos, mostrando que o alto impacto das pesquisas não é referente ao alto número de publicações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.