Percepções sobre a Mudança Climática entre Pecuaristas de corte no Noroeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32380Resumo
A pecuária bovina de corte tem substancial importância no território nacional, presente em quase metade dos estabelecimentos agropecuários do país, conferindo ao Brasil o título de maior exportador de carne bovina, com o segundo maior rebanho do mundo. Por outro lado, essa pecuária também é historicamente relacionada à mudança climática. Diante desse cenário, nosso objetivo é analisar a percepção de pecuaristas de corte em torno da mudança climática e da relação com a atividade. Por meio de um estudo descritivo-correlacional, foram entrevistados 16 pecuaristas de corte no município de Loanda, no Noroeste do Paraná. Os entrevistados têm entre 30 a 87 anos, tendo como principais sistemas de criação de bovinos o extensivo e o semi-intensivo. O principal motivo de desenvolver essa atividade é uma relação histórica e tradicional, que compreende a satisfação com a atividade. Os pecuaristas consideram satisfatória a criação pecuária quando sob pastagens e apontam que a atividade gera uma boa renda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.