Protocolo de Avaliação Rápida das Condições Ambientais do Riacho das Antas, Corpo Receptor dos Efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto (Ete Norte) da Cidade de Cascavel-Pr
RAPID ASSESSMENT PROTOCOL OF ENVIRONMENTAL CONDITIONS OF RIACHO DAS ANTAS, RECEIVING BODY OF EFFLUENTS FROM THE SEWAGE TREATMENT STATION (ETE NORTE) OF THE CITY OF CASCAVEL-PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32381Resumo
As estações de tratamento de esgoto (ETEs) desempenham papel crucial no manejo de resíduos de efluentes e na gestão sustentável. O papel principal dessas estações é remover substâncias presentes no esgoto, antes do seu retorno aos rios. Quando não adequadamente tratados, esses efluentes podem alterar as propriedades da água e da biota, contribuindo para para eutrofização, toxicidade e homogeneidade ambiental. Protocolos de avaliação rápida podem auxiliar na mensuração desses possíveis impactos. O objetivo do estudo foi realizar a caracterização do rio das Antas, corpo receptor dos efluentes da cidade de Cascavel-PR. Resultados mostram que o rio das Antas é uma área impactada, com construções próximas ao seu trecho, indícios de erosão e alterações no leito. Medidas que aumentem a depuração dos efluentes, além da restauração da vegetação marginal, são indicados para melhorar as condições e a gestão local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.