Os Efeitos de Pisciculturas em Tanques-Rede: Identificação de Histopatologias Hepáticas em Plagioscion Squamosissimus (Heckel, 1840)
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32400Resumo
O Brasil tem se destacado no cenário global da piscicultura, principalmente usando tanques-redes, os quais podem influenciar os ambientes ao permitir a livre circulação da água e assim possibilitam entrada contínua de matéria orgânica no sistema aquático. Esse estudo concentrou-se em avaliar como a interação entre aspectos ecológicos e histopatológicos podem identificar influências das pisciculturas, contribuindo para o desenvolvimento de políticas de produção sustentável e conservação ambiental. Para isso, avaliou-se o fígado de Plagioscion squamosissimus (silvestre) em áreas com e sem pisciculturas. Constatou-se hipertrofia nuclear, presença de melanomacrófagos, congestão vascular e núcleo picnótico com maiores frequências em peixes dos pontos TR, sugerindo que as alterações na qualidade da água, bem como estresse promovido pelo manejo das pisciculturas podem provocar histopatologias. Esses achados destacam a necessidade de políticas de gestão mais sustentáveis para a aquicultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.