Água para Consumo Humano na Comunidade Tradicional de Forte Príncipe da Beira, Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i3.32409Resumo
Este artigo aborda a avaliação da qualidade da água na comunidade quilombola Forte Príncipe da Beira, situada em Costa Marques, Rondônia. A população da comunidade, que não tem acesso à água tratada e saneamento básico, depende de um poço artesiano. O objetivo principal é analisar a qualidade da água na comunidade, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente Saúde e Bem-estar, Água Potável e Saneamento, e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Os procedimentos metodológicos incluíram a coleta de amostras de água dos poços para análise físico-química e microbiológica. Foram avaliados parâmetros como pH, turbidez, oxigênio dissolvido, condutividade, nitrogênio amoniacal, nitrato, nitrito e cor. Os resultados físico-químicos indicam valores de pH dentro dos padrões de consumo humano. A turbidez, associada à presença de sólidos suspensos, mostrou variações, sendo uma amostra acima do recomendado pelo Ministério da Saúde. O oxigênio dissolvido e a condutividade estavam geralmente dentro dos limites aceitáveis. Quanto aos parâmetros de nitrogênio, os valores de amoníaco e nitrato estavam abaixo dos limites estabelecidos por normativas ambientais, enquanto o nitrito estava em conformidade. A análise de cor seguiu padrões alemães, revelando valores dentro das diretrizes estipuladas. Na análise microbiológica, a presença de E. coli foi detectada em uma amostra de um poço simples, indicando possível contaminação. No entanto, os demais pontos estavam em conformidade com os padrões de potabilidade. Conclui-se que, embora a água na comunidade quilombola apresente alguns parâmetros fora dos limites recomendados, a situação geral sugere que a água é adequada para consumo, ressaltando a necessidade contínua de monitoramento e ações corretivas para garantir a segurança hídrica na região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.