Análise do uso e Gestão dos Recursos Hídricos na Tríplice Fronteira Brasil, Colômbia e Peru no Alto Rio Solimões: Uma Relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis ODS’s

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i3.32414

Resumo

O presente trabalho terá por objetivo identificar e caracterizar os usos múltiplos da água na Bacia Hidrográfica do Rio Solimões na Região amazônica da tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru e sua gestão e associá-los aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis ODS’s. Para isso, primeiramente foi realizado consultas em materiais bibliográficos (artigos, dissertações e teses) nas bases dados google acadêmico e Science direct, banco de dissertações e produtos dos programas de Pos graduação ofertados na região. Esta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, sobre pesquisas realizados nos municípios dos estados do Amazonas pertencentes aos países Brasil(Tabatinga, Benjamim Constant e Atalaia do  Norte) , Peru (Santa Rosa e Islândia) e Colômbia (Leticia), sobre o tema “Gestão e uso dos Recursos hídricos”. Como contribuição visa-se fornecer subsídios tanto para a gestão dos recursos hídricos transfronteiriços, quanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a região, amparadas pelos objetivos e metas dos ODS´s divididos em 17 metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU.

Biografia do Autor

Marli Renate von Borstel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

 

 

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

SILVA, E. L. de C.; BORSTEL, M. . R. von; FEIDEN, A.; PARIZOTTO, A. A.; SOUZA , S. G. O. de; SILVA, L. F. da. Análise do uso e Gestão dos Recursos Hídricos na Tríplice Fronteira Brasil, Colômbia e Peru no Alto Rio Solimões: Uma Relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis ODS’s. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 3, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v6i3.32414. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32414. Acesso em: 18 abr. 2025.