Ciência, Teoria e Educação Ecofeminista: A Trajetória de Vandana Shiva
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32420Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o pensamento e a trajetória de ação política da ativista indiana Vandana Shiva, trilhando sua trajetória acadêmica, seus trabalhos e estudos para a valorização das mulheres, da natureza e da biodiversidade. A metodologia usada foi a de revisão bibliográfica de artigos que tratam do pensamento da autora e de obras escritas por Shiva. Pode-se pensar nas contribuições de Vandana Shiva para o fortalecimento do ecofeminismo e um ativismo ambiental quando a pensadora destaca o papel que as mulheres, os povos tradicionais e os produtores têm para uma mudança de paradigma frente as grandes corporações que visam o lucro, o controle e o poder. Enquanto sujeitos autônomos e livres, aquele grupo conhece e pode colocar em prática seus saberes a fim de ter um meio ambiente mais sustentável. Desta forma, Shiva procura reconectar o ser humano com a vida e com a natureza. Como parte da natureza, é preciso tratar com cuidado, respeito e cooperação. O pensamento da autora possibilita uma leitura mais ampla diante de todas as situações que se vive na atualidade: crises climáticas, monocultura da mente e da semente, a Revolução Verde e aspectos reducionistas da ciência hegemônica, integrando ciência crítica e a denúncia da injustiça socioambiental perpetrada por empresas e organizações capitalistas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.