Ações de Segurança Alimentar e Nutricional para a Promoção da Saúde dos Alunos e do Meio Ambiente
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32435Resumo
Considera-se a escola como um lugar privilegiado para promover a educação e a saúde, propiciando vivências, reflexões, aprendizados, cultura, sustentabilidade, cidadania, para entender os aspectos sociais envolvidos com a alimentação, como as relacionadas a insegurança alimentar e nutricional. Entender o que é a fome, e compreender o papel da alimentação saudável desde a infância e no decorrer da vida é um processo gradual um papel que a escoladeve desenvolvercom o envolvimento da comunidade escolar, pais, gestores e equipes de saúde.
Pensando nisso, percebeu-se a necessidade de compartilhar, discutir e aprender sobre a importância de ter uma vida saudável e desenvolveu-se na Escola Municipal São João Batista em Marechal Cândido Rondon, Paraná, o Projeto "Nutrindo corpo e mentes" com o objetivo de instruir e conscientizar as crianças sobre a importância de se ter uma alimentação saudável e adequada nutricional e ambientalmente. Verificou-se que os diálogos desenvolvidos, associados a prática por meio do cultivo de uma horta escolar , conseguiram aumentar o consumo de alimentos in natura, especialmente plantados e colhidos pelos alunos , ajudaram na redução do desperdício de alimentos e da insegurança alimentar e nutricional, fazendo com que os alunos passassem a se alimentar melhor.
Palavras-chave: Alimentaçãosaudável;saúde; Alimentos; Consciênciaalimentar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.