Educação Ambiental frente a Emergência Climática: uma proposta de guia didático para aplicar numa trilha interpretativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i2.33519

Resumo

Resumo: O estado de Emergência Climática afeta negativamente todo o planeta especialmente os países ambientalmente enfraquecidos pelos povos ricos que a causam e lhes oprimem econômica e socialmente. Essa injustiça climática tem que ser enfrentada e resolvida e a educação ambiental crítica possui um farto arsenal teórico-prático para solução dessa problemática. A ampla e urgente capacitação de professores em educação ambiental crítica está prevista nas políticas públicas nacionais para enfrentar problemáticas socioambientais como as mudanças globais climáticas de origem antropogênicas que levam ao estado de Emergência Climática. O presente trabalho contribui para esse contexto, apresentando um guia didático apoiado por material didático para aplicação na trilha da Baleia no Parque Natural Municipal da Taquara no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro. O guia didático está associado ao conteúdo de Biologia que foi formulado a partir de um modelo teórico publicado anteriormente de educação ambiental crítica para ser ministrado em nove pontos interpretativos numa trilha interpretativa com auxílio do aplicativo STRAVA. Esse guia didático foi formulado para aplicar associado a preleção, compondo assim a aula extraclasse de educação ambiental crítica a ser aplicada na trilha interpretativa. A aula contemplou em seu conteúdo programático: a) a interação sensorial dos partícipes com o contexto local; b) a biodiversidade identificada taxonomicamente e com nome vulgar do bioma a Mata Atlântica; c) a diversidade humana com a sua cultura; d) causas e consequências da Emergência Climática e os problemas locais associados a ela. A sua avaliação quantitativa conteudista é feita por meio de questionários pré/pos-teste. A cada aula extraclasse de educação ambiental crítica no enfrentamento à Emergência Climática que é ministrada segue associada às suas respectivas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Concluindo, as bases do guia didático de aulas extraclasses de educação ambiental crítica para trilhas interpretativas com nove pontos interpretativos para abordar as mudanças climáticas globais de origem antropogênicas que provocam o estado de Emergência Climática está disponível para ser utilizado na trilha da Baleia do Parque Natural Municipal da Taquara em Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Palavras-chave: Aula prática de campo. Mudança climática. Educação básica. Educação formal. Roteiro didático.

Biografia do Autor

Alexandre de Gusmão Pedrini, ProfiCiências Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ

ProfiCiências Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ

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Publicado

20-06-2024

Como Citar

PEDRINI, A. . de G.; HERMÍNIO PEREIRA JUNIOR , F. Educação Ambiental frente a Emergência Climática: uma proposta de guia didático para aplicar numa trilha interpretativa. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1–50, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v6i2.33519. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/33519. Acesso em: 3 jul. 2024.