Um seletividade e eficiência de herbicidas em pós-emergência inicial em sorgo granífero
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v7i2.34548Resumo
O sorgo granífero (Sorghum bicolor L.) possui poucas moléculas registradas para uso em seu sistema de produção. Este estudo teve como objetivo avaliar a seletividade de diferentes herbicidas promissores em pós-emergência inicial na cultura do sorgo granífero. O experimento foi conduzido em campo, em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os herbicidas testados foram terbutilazina (1.000 g i.a. ha⁻¹), 2,4-D (1.209 g i.a. ha⁻¹), ametrina (1.000 g i.a. ha⁻¹), mesotriona (96 g i.a. ha⁻¹), bentazona (420 g i.a. ha⁻¹), nicosulfuron (45 g i.a. ha⁻¹) e saflufenacil (35 g i.a. ha⁻¹), além de uma testemunha sem herbicida. Os resultados mostraram que terbutilazina e bentazona foram seletivos, sem causar injúrias ou retardar o desenvolvimento da cultura. O 2,4-D, na dose testada, não foi seletivo, causando injúrias significativas. O nicosulfuron levou à morte das plantas 28 dias após a aplicação, enquanto os demais herbicidas também apresentaram baixa seletividade. Conclui-se que terbutilazina e bentazona, nas doses testadas, foram os únicos herbicidas seletivos para a cultura do sorgo, não interferindo em seu desenvolvimento e proporcionando bom controle de plantas daninhas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.



