Update of the Work "Pedagogy of the Oprimido" in the Context Of The Curricular Reforms and the Practices of Teachers of Sociology
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v12i23.21239Keywords:
Curricular Politics. Conference on Sociology. Initial/continuing training.Abstract
The objective of this study is to analyze the current work of Paulo Freire's "Pedagogy of the Oppressed" to understand some challenges in the processes of initial and continuing teacher training, in face of the most recent curricular reforms that reach high school and undergraduate degrees in Brazil. In addition to the documentary analysis based on Law 13.415 / 2017 and CNE / CP Nº. 02/2015, it was chosen to highlight the lessons provided by a dialogical experience developed in a public school of the state network of Paraná, located in the municipality of Rolândia, where the authors of this article experienced the realization of thought of Paulo Freire in the conceptions of teaching and research methodology that guided the political-pedagogical practices of the so-called "Sociology Days". For this, the text chooses three main teachings of the "Pedagogy of the Oppressed", namely: the contradictions and the overcoming of the relations between oppressors-oppressed; assumptions and criticism of the "banking" conception of education as an instrument of oppression; and dialogue as the essence of education as a practice of freedom. Finally, it shows the interfaces of these teachings with the praxis developed by a teacher of Sociology who works with the youths of the working class of the High School and who can prove, through their experience of mediation and dialogue, the pedagogical possibilities of inclusion and reduction of the multiple forms of inequalities, curricular requirements are currently spelled out in the new national guidelines dealing with initial and continuing teacher education.References
ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Nota Pública. Em defesa da educação, da democracia e da cidadania: neste dia do professor reafirmamos a resistência a qualquer forma de autoritarismo. Em 15/10/2018. Inserido em: http://anped.org.br/news/em-defesa-da-educacao-da-democracia-e-da-cidadania-neste-dia-do-professor-reafirmamos. Acesso em 15/10/2018. p.01.
BRASIL. Reforma da Previdência. PEC nº 287/2016. Brasília/DF. 2016.
BRASIL. Reforma da Terceirização. Lei nº 13.429/2017. Brasília/DF. 2017.
BRASIL. Reforma Política. PEC nº282/2016. Brasília/DF. 2016.
BRASIL. Reforma Trabalhista. Lei nº 13.467/2017. Brasília/DF. 2017.
BRASIL. BNCC (Base Nacional Curricular Comum). Ensino Médio. MEC. Brasília: DF, 2018. Inserido em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf Acesso em 26/05/2018.
BRASIL. Constituição Federativa do Brasil: 1988. Casa Civil. Brasília: DF, 1988. Inserido em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 11/05/2018.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: CNE/MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Lei nº 13.005. De 25/06/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília/DF. MEC/CNE, 2014.
BRASIL. Lei nº 13.415/2017. Altera as Leis nº 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 01/05/1943, e o Decreto-Lei nº 236/1967; revoga a Lei nº 11.161/2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília/DF. MEC/CNE, 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394. De 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF, 1996. Inserido em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em 11/05/2018.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Básica. v. 03. 133 p. Ministério da Educação; Brasília-DF, MEC. 2006.
BRASIL. PEC nº 241. Proposta de Emenda à Constituição. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal. Brasília. DF. 2016. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1468431&filename=PEC241/2016>. Acesso em: 14/09/2016.
BRASIL. PEC nº 55/2016. Brasília/DF. 2016.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 02/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. MEC. CNE. Brasília. 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LIMA, Ângela Mª de Sousa; OBARA, Ana T; FREITAS JÚNIOR, Miguel A; BROCHADO, Ana Paula Belomo Castanho. Políticas Públicas de Graduação na Perspectiva da Gestão Democrática: as Lições do PROGRADES. XIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba: PUC/Pr. 2017.
LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima; BROCHADO, Ana Paula Belomo Castanho. Indissociabilidade entre Teoria e Prática: Desafios Curriculares Contemporâneos para as Licenciaturas. XIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE: “Formação de Professores, sentidos e práticas”. Grupo de Trabalho 13: Ensino e Práticas nas Licenciaturas. Curitiba-PR: PUC/PR.2017.
LIMA, Ângela Maria de Sousa; ARAÚJO, Angélica Lyra de. Lenpes e Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva: dez Anos de parceria. In: MOTTA, Sílvia Conceição Longuin et all (org). Anais da X Jornada de Sociologia do Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva “Seja a Mudança que você quer ver no mundo” (Mahatma Gandhi). Rolândia-PR, 29 e 30 de novembro de 2017.
MOTTA, Sílvia Conceição Longuin et all (org). Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo” - Paulo Freire. Anais da XI Jornada de Sociologia do Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva. Rolândia-PR, 11 e 12 de setembro de 2018.
UEL. LENPES (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia). De 01/08/2012 a 01/12/2015. Projeto de Extensão na Universidade Estadual de Londrina. Cadastro na PROEX (Pró-Reitoria de Extensão) nº 01656. Londrina, UEL. 2015.
UEL. Semanas de Sociologia nas Escolas da Rede Pública. De 07/01/2009 a 07/01/2012. Projeto de Extensão na Universidade Estadual de Londrina. Cadastro na PROEX (Pró-Reitoria de Extensão) nº 01366. Londrina, UEL. 2012.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.