Regulação educacional: dimensões e interfaces com a avaliação externa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34212

Keywords:

Regulação educacional; Avaliação externa; Gerencialismo.

Abstract

The international political, social and economic transformations that occurred at the end of the 20th century led to state reforms that impacted the educational field, changing the regulation of educational systems. These reforms, among other measures, boosted external evaluation policies in different countries, with repercussions at the national level for education systems and school networks. Based on this reality, this article aims to discuss the regulatory processes of educational policies in the managerial context of external evaluation, guided by control and accountability mechanisms in educational systems. The methodological approach was based on a bibliographic review of studies by authors who debate the configuration of external evaluation policies at the international and national levels. The results show that although there is a consensus that assessment policies were implemented differently in the specific context of each country, there was a certain convergence regarding a hegemonic global education project that has the assessment of educational systems as an important axis, which has gradually expanded over the last few decades.

Author Biography

Flávia Fernanda Santos Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, Campus Icet/Itacoatiara. Doutora em Educação pelo programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Pertenceu a linha de pesquisa: Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais na UFMG. Pertenceu a linha de pesquisa: Educação ,Política e Praxis Educativas na UFRN. Atualmente é Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED) da UFAM. Atua pesquisando nas seguintes áreas: Políticas Educacionais, Gestão, Sociologia da Educação, Ensino Fundamental, Infraestrutura escolar e Avaliação externa. Coordena projetos e tem interesse em demais áreas : Educação Étnico Racial, Educação Patrimonial e Feminismo.

References

ALTMANN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 77-89, jan./jun. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/gXrrXjGztGfmRqhqLHgKqgt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 mar 2024.

ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

ABRUCIO, F. L. Os avanços e os dilemas do modelo pós-burocrático: a reforma da administração pública à luz da experiência internacional recente. In: PEREIRA, L. C. B.; SPINK, P. K. (Orgs.). Reforma do Estado e administração pública gerencial. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2005, p. 173-199.

AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2000.

AFONSO, Almerindo Janela. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação, v. 18 n. 53 abr.-jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/ j/rbedu/a/bBY4jtTrbmqnxmRcJrQkpqj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 abr. 2024

BARROSO, J. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação & Sociedade, v. 92, p. 725-751, 2005. Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a02.pdf. Acesso em: 18 set. 2024.

BARROSO, J. O Estado e a educação: a regulação transnacional, a regulação nacional e a regulação local. In: BARROSO, J. (Org.). A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e atores. Lisboa: Educa, 2006. p. 41-70.

BALL, S. J. Performatividade, privatização e o pós-estado do bem-estar. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 89, p. 1105-1126, set.-dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/ j/es/a/3DXRWXsr9XZ4yGyLh4fcVqt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 set. 2024.

BALL, S. J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 2, pp.10-32, jul-dez, 2006. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2006/vol6/no2/2.pdf. Acesso em: 13 ago. 2024.

BOYER, R. A teoria da regulação: uma análise crítica. São Paulo; Nobel, 1990.

COMAR, S. R. Política de avaliação do projeto principal de educação da américa latina e caribe: uma análise a partir da abordagem do ciclo de políticas. In: ANPED SUL, 10, 2014. Anbnais [...] Florianópolis, 2014.

DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/ j/es/a/bJbBCJS5DvngSvwz9hngDXK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 ago. 2024.

DUTERCQ, Y.; ZANTEN, A. V. L’évolution des modes de regulation. Éducation et Sociétés, v. 2, n. 8, p. 5-10, 2001. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-education-et-societes-2001-2-page-5.htm#anchor_plan –. Acesso em: 15 maio 2024.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 82, p. 93-130, 2003.

GRUENING, G. Origin and theoretical basis of New Public Management. International Public Management Journal, n. 4, 2001.

MAROY, C. Les modes de régulation de l’École. Revue internationale d’éducation de Sèvres, v. 46, p. 87-98 déc., 2007. Disponível em: https://doi.org/10.4000/ries.754. Acesso em: 10 mar. 2024.

MAROY, C. Em direção a uma regulação pós burocrática dos sistemas de ensino na Europa? In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. Políticas Públicas e educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2011. 288p.

NEAVE, G. On the cultivation of quality, efficiency and enterprise: An overview of recent trends in higher education in Western Europe, 1986-1988. European Journal of Education, v. 23, n. 1/2, 1988, p. 7-23, 1988.

REIS, I. Governança e regulação da educação Perspectivas e conceitos. Educação, Sociedade & Culturas, n. 39, 101-118, 2013. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/07.IsauraReis.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.

SANTOS, W. G. dos. Cidadania e justiça: a política social na ordem brasileira. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Campus, 1987.

SOUZA, C. Estado da arte da Pesquisa em Políticas Públicas. In: HOCHMAN, G; ARRETCHE, M; MARQUES, E. (Orgs.). Políticas Públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2007.

SOUSA, S. Z.; OLIVEIRA, R. P. de. Sistemas estaduais de avaliação: uso dos resultados, implicações e tendências. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 141, p. 793-822, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/ j/cp/a/HfYnBHFv4x63bWY6nkfJt7H/abstract/?lang=pt. Acesso em 15 mar. 2024.

Published

19-12-2025

How to Cite

SILVA, F. F. S. Regulação educacional: dimensões e interfaces com a avaliação externa. Temas & Matizes, [S. l.], v. 19, n. 35, p. 243–258, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v19i35.34212. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/34212. Acesso em: 21 dec. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS