Considerações acerca do uso de novas tecnologias e formação profissional docente

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DOI :

https://doi.org/10.48075/rtm.v12i23.20292
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Mots-clés :

Novas tecnologias. Formação profissional. Processo ensino-aprendizagem.

Résumé

Este estudo exploratório de revisão bibliográfica do estado da arte da produção científica que discorre sobre o uso das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (NTDIC) no contexto educacional, uma vez que elas se inserem na educação, permitindo o surgimento de novos métodos e formas de transmissão do conhecimento. Esse estudo tem, portanto, como objetivo fazer um estudo exploratório da temática relacionada à educação e ao processo de ensino-aprendizagem. O corpus de análise escolhido partiu da leitura de livros e de artigos que buscavam refletir acerca das novas tecnologias como recurso potencializador da aprendizagem além de discutir a formação para a prática docente com as novas tecnologias numa tentativa de (res)significar o ensino. Nesse sentido, percebeu-se, a importância de o professor se envolver nos processos de formação que viabilizam o uso adequado dos recursos tecnológicos, além da diversidade de outros recursos preexistentes que não perderam seu potencial de ensino.

Biographie de l'auteur-e

Patricia Ferreira Bianchini Borges, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberaba

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

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Publié-e

29-12-2018

Comment citer

BORGES, P. F. B. Considerações acerca do uso de novas tecnologias e formação profissional docente. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 4–21, 2018. DOI: 10.48075/rtm.v12i23.20292. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/20292. Acesso em: 11 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Desafios da Formação Docente na Universidade Pública