Programas de formação de professores de uma instituição do interior do estado da Bahia: contribuições e desafios a partir da percepção de licenciandos/as participantes
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.30893Mots-clés :
Formação Inicial do Professor; Programas Educacionais; Identidade profissional.Résumé
Neste trabalho, buscamos discutir os programas de formação de professores, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (PRP), em especial, os subprojetos interdisciplinares da área de física e química de uma instituição interiorizada do estado da Bahia, a partir da percepção dos/as licenciandos/as participantes. Nesse sentido, como objetivos, destacamos: situar os subprojetos que compõem os programas; identificar as possíveis contribuições deles para a formação docente; e avaliar os desafios para a formação de licenciandos/as participantes dos subprojetos em uma perspectiva crítico-emancipadora. Como percurso metodológico, ressalta-se a aplicação de um questionário online enviado a esses participantes. Para a obtenção dos resultados, utilizamos a Análise de Conteúdo, no qual emergiram discussões referentes à caracterização dos subprojetos; a relevância e impactos na formação e construção da identidade docente a partir da participação nos programas; possibilidades e desafios para uma aproximação teoria-prática na formação docente; e dificuldades e potencialidades do desenvolvimento de ações educativas interdisciplinares. Por fim, concluímos que o PIBID e o PRP situam-se como programas de formação de professores de extrema relevâncias para os diferentes sujeitos que participam deles, em especial, quando perspectivas crítico-emancipadoras se configuram como pressupostos balizadores para a sua constituição.
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