Padronização da educação na América Latina: organismos internacionais, políticas neoliberais e o impacto das avaliações externas e em larga escala

International organisations, neoliberal policies and the impact of external and large-scale evaluations

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34895

Mots-clés :

Organismos Internacionais; América Latina; Avaliações Educacionais.

Résumé

Este artigo analisa como os organismos internacionais – a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Banco Mundial e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) – influenciaram políticas de avaliação externa em larga escala, visando reorientar a formação da força de trabalho nos países latino-americanos. A análise concentra-se em documentos produzidos entre 1990 e 2019, incluindo relatórios, diretrizes estratégicas e recomendações de políticas públicas. Os resultados indicam uma mudança no discurso educacional: inicialmente, o foco era expandir o acesso à educação primária para apoiar o crescimento econômico; posteriormente, a ênfase passou a ser o desenvolvimento de uma força de trabalho flexível e adaptável às demandas da economia do conhecimento, com atenção a competências digitais, inovação e aprendizado contínuo. Além disso, esses órgãos passaram a priorizar indicadores de desempenho e avaliações padronizadas como instrumentos para medir a eficácia das políticas educacionais, reforçando a vinculação entre educação, mercado de trabalho e competitividade econômica. Conclui-se que a influência desses organismos não se restringiu a recomendações técnicas, mas moldou agendas nacionais, estratégias de financiamento e prioridades educacionais, promovendo uma visão de educação orientada a resultados e empregabilidade.

Références

ARGUDÍN, Y. Educación Basada em Competencias: nociones y antecedentes. Jalisco, México: Editorial Trillas, 2005.

BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial: o trabalhador e o processo de integração mundial. Washington, EUA: World Bank, 1995.

BANCO MUNDIAL. Prioridades y estratégias para la educação: examen del Banco Mundial. Washington, EUA: World Bank, 1996a.

BANCO MUNDIAL. Aprender para hacer realidad la promesa de la educación: panorama general. Washington, EUA: Grupo Banco Mundial, 1999.

BANCO MUNDIAL. Aprendizaje permanente en la economía global del conocimiento: desafíos para los países en desarollo. México, D.F.: Alfaomega, 2003.

BARRETO, E. S. S. A avaliação na educação básica: entre dois modelos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 75, p. 48-66, ago. 2001.

CASASSUS, J. A reforma educacional na América Latina no contexto da globalização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 7-28, nov. 2001.

CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

ECONOMIC DEVELOPMENT INSTITUTE OF THE WORLD BANK. National Assessments: testing the sistem. Washington, EUA: World Bank, 1996b.

FEINSTEIN, O. Prólogo. In: YARAHUÁN, G. P.; TRUJILLO, G. M. Panorama de los sistemas nacionales de monitoreo y evaluación em América Latina. Cidade do México: Centro de Investigación y Docencia Económicas-Centro CLEAR para América Latina, 2015.

GREK, S. Governing by numbers: the PISA ‘effect’ in Europe. Journal of Education Policy, v. 24, n. 1, p. 23-37, 2009.

KEELEY, B. Capital Humano: cómo influye en su vida lo que usted sabe. Cidade do México: Ediciones Castillo, S.A. de C.V / OCDE, 2007.

MÉSZÁROS, I. Para Além do Capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2007.

MUNDY, K. El multilateralismo educativo y el (des)orden mundial. In: BONAL, X.; TARABINI-CASTELLANI, A.; VERGER, A. (Orgs.). Globalización y Educación. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2007. p. 117-161.

OBSERVATORIO DE INNOVACIÓN EDUCATIVA. Educación Basada en Competencias. Monterrey, México: Tecnológico de Monterrey, 2015.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Organograma do Sistema ONU. Washington: ONU, 2024. Disponível em: https://nacoesunidas.org/organismos/organograma/. Acesso em: 10 out. 2024.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaración Mundial sobre educación para todos. Paris, França: UNESCO, 1990.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Balance de los 20 años del Proyecto Principal de Educación en América Latina y el Caribe. Santiago, Chile: Orealc, 2001.

RAMOS, M. N. A Pedagogia das Competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2006.

RUIZ, G. R. El papel de los Organismos Internacionales en las reformas educativas de América Latina. Journal of Supranational Policies of Education, Madrid, Espanha, n. 4, p. 02-16, 2016. Disponível em: http://revistas.unam.mx/index.php/jope/article/view/58362. Acesso em: 10 out. 2024.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Artmed, 2008.

Publié-e

19-12-2025

Comment citer

SANTOS, F. A. dos; ESTEVES, T. de J.; MARQUES, H. J. Padronização da educação na América Latina: organismos internacionais, políticas neoliberais e o impacto das avaliações externas e em larga escala: International organisations, neoliberal policies and the impact of external and large-scale evaluations. Temas & Matizes, [S. l.], v. 19, n. 35, p. 171–194, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v19i35.34895. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/34895. Acesso em: 21 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS