Projeto de escolas bilíngues e interculturais de fronteira: uma experiência com escolas de Portugal e Espanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31840

Palavras-chave:

Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira; A Raia; Práticas e Eventos Culturais; Cooperação Transfronteiriça.

Resumo

Este texto traz o resultado de uma leitura dos eventos e práticas envolvidos na primeira edição do Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (PEBIF), voltado para a formação de professores da educação básica de Portugal e Espanha, que aconteceu de 2021 a 2022. Por leitura, entendemos a busca por tornar visíveis significados particulares do grupo em estudo. Entre os objetivos e os eixos de ação do projeto, encontramos o fomento à cooperação entre os países ibéricos, especificamente em suas fronteiras em projetos educativos, bem como a produção de recursos educacionais em redes colaborativas. Na primeira edição, o projeto envolveu 16 escolas portuguesas e espanholas, instituições educativas de ambos, a coordenação da Universidade de Aveiro em Portugal e da Universidad Complutense de Madrid na Espanha, e parceria com Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). Para a leitura proposta, utilizamos uma metodologia de viés etnográfico, baseada na busca por pontos relevantes e na leitura dos significados dos próprios sujeitos, contextualizados histórica e espacialmente. Nesse percurso, passamos por questões territoriais e culturais da Raia, pelo histórico de cooperação transfronteiriça e de encontro de línguas e culturas, bem como por uma sumarização de algumas atividades desenvolvidas na perspectiva do bilinguismo e da interculturalidade. O conjunto de eventos e práticas do PEBIF apontam para uma cultura de valorização da interculturalidade e da diversidade linguística, como sugere o próprio nome do projeto. O uso da metodologia investigação-ação faz emergir reflexões sobre práticas e eventos diversos, em um diálogo produtivo que resulta no reconhecimento e valorização das diversidades linguística e cultural.

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Publicado

26-01-2024

Como Citar

CASTRO, C. H. S. de; SCHWAMBACH , S. Projeto de escolas bilíngues e interculturais de fronteira: uma experiência com escolas de Portugal e Espanha. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 30, p. 207–237, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.31840. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31840. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Fronteiras, educação e línguas: políticas e fenômenos linguísticos