Falar de si: auto-narrativa docente e diversidade
TEACHER SELF-NARRATIVE AND DIVERSITY
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33322Palavras-chave:
Trajetórias formativas; Metodologia autocentradas; Diversidades;Resumo
O presente artigo intitulado “Falar de si: auto-narrativa docente e diversidade” decorre de uma preocupação das pesquisadoras, cada uma em sua instituição, com a formação de professores e professoras, em três modalidades diretamente relacionadas às diversidades sócio-culturais, cujas emergências são recentes em nossa legislação e consequentemente nas instituições de ensino superior: Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação Quilombola. O artigo relata a trajetória de docentes vinculados/as a essas modalidades, a partir das auto-narrativas dos/as protagonistas dessas experiências educativas. O artigo descreve o esforço de sistematização de formação acadêmica e profissional destes educadores e educadoras indígenas, quilombolas e camponeses(as), buscando elementos que articulem memória individual e memória coletiva. As propostas de sistematização resultaram em uma coletânea de três obras que versam sobre professores(as) quilombolas, camponeses e indígenas que, além de registrar as trajetórias dos/das mesmas/os permitindo o exercício de rememoração/ressignificação, também poderá ser utilizado como fonte histórica viabilizando a publicização desses processos e vivências, para futuros estudos.
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