Os benefícios de um plano logístico para região Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v5i2.21285Keywords:
Logística de transportes, Oeste do Paraná, Planejamento, ModaisAbstract
Este trabalho objetiva apresentar os benefícios de um plano de logística de transportes para região oeste do Paraná, uma região com grande potencial produtivo dentro do cenário global e muito potencial para se tornar um corredor de escoamento de produção por sua localização geográfica e estrutura já existente. Esta é uma pesquisa qualitativa e exploratória que colheu dados em duas frentes, primeiro analisando documentos de planos logísticos do estado do Paraná e depois por meio de uma entrevista com um ex-coordenador do Pacto Oeste, uma iniciativa de plano logístico que existiu até 2011 com o objetivo de tornar essa região do estado em um importante corredor de escoamento de produção – principalmente agrícola e pecuária. Entre os principais resultados está o fato de que a existência de planos logísticos de transportes, de iniciativa pública ou privada apresentam benefícios físicos, logísticos e econômicos. Físicos pelas melhorias e expansões estruturais, logísticos pelas novas opções de transporte que apresenta e econômicos pelo fomento de produção local e capitação de recursos, mas para existirem esses benefícios é necessário superar algumas dificuldades também abordadas na pesquisa.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.