Tendências e Desafios. Um estudo das percepções dos produtores rurais e representantes da agroindústria sobre o futuro do agronegócio brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v10i1.32676Resumen
Este artigo teve como objetivo evidenciar as percepções dos produtores rurais e representantes da agroindústria sobre os desafios e expectativas para o futuro do setor agropecuário brasileiro, visando analisar tendências, compreender desafios e fornecer informações para o desenvolvimento estratégico e sustentável do agronegócio. A pesquisa, aplicada, qualitativa e exploratória, utiliza estudo de caso e a ferramenta da nuvem de palavras. A análise é baseada nos posicionamentos coletivos de participantes da Feira Norte Show, em Sinop/MT. Os desafios identificados incluem escassez de insumos, restrições ambientais, logística, questões políticas e concorrência internacional. As expectativas destacam-se na diminuição de tarifas, avanço tecnológico, produção responsável, gestão produtiva eficiente, uso consciente de recursos naturais, redução de emissões de gases do efeito estufa, aumento da produção e exportação, e melhorias na logística. Por fim, é crucial que os participantes estejam conscientes e preparados para os futuros desafios e expectativas no cenário do agronegócio brasileiro.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.