Implantação e acompanhamento de indicadores em microempresa de saúde domiciliar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v11i2.33360

Resumen

O presente artigo trata-se de um estudo de caso que objetiva evidenciar a necessidade de se implantar e acompanhar indicadores de desempenho em uma microempresa que apresentava a falta de controle do seu processo operacional interno. Essa análise justifica-se pela importância organizacional e pela eficiência na tradução do desempenho da organização propiciada pelos indicadores de desempenho e pela alta mortalidade das micro e pequenas empresas brasileiras. O problema observado em uma microempresa do ramo da saúde se configurou em gargalos no protocolo de dispensação e transporte de insumos para os clientes e consumidores atendidos. A metodologia aplicada consistiu na análise situacional, proposição de medidas de melhoria e implementação dessas melhorias, com sua subsequente análise, cuja duração de todo o ciclo de estudo compreendeu o período de dois meses na referida empresa. Concluiu-se que a aplicação de indicadores na empresa provocou melhorias significativas nos processos internos, gerando os ganhos esperados pelos gestores da empresa.

Biografía del autor/a

Rafael Rodrigo Ferreira de Lima, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ciências Ambientais (IFBaiano), Graduado em Administração pelo Centro de Ensino Superior de Maringá e formação acadêmica Lato Sensu em Meio Ambiente, Gestão e Educação. 

Publicado

05-02-2025

Cómo citar

LIMA, R. R. F. de. Implantação e acompanhamento de indicadores em microempresa de saúde domiciliar. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 70–82, 2025. DOI: 10.48075/comsus.v11i2.33360. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/33360. Acesso em: 6 may. 2025.