Análise e aplicação do modelo rehuwa para avaliação de resultados dos serviços de saúde no município de Ituiutaba/MG: um estudo do programa de planejamento familiar

Autores/as

  • Victor Vicente Universidade Federal de Goiás
  • Elisama Elda Sunamita da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v12i1.34414

Resumen

O presente artigo tem por objetivo avaliar os resultados do Programa de Planejamento Familiar no município de Ituiutaba/MG a partir da aplicação do modelo REHUWA. O estudo é de caráter descritivo e a abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com servidores e aplicação de questionários a 205 usuários do programa. Os principais achados apontam que a) o programa possui uma razoável cobertura ofertando um número importante de atendimentos; b) o programa não tem foco nos cuidados e atenção à concepção; c) há a oferta diária dos métodos contraceptivos; d) existe dificuldade na oferta de contracepção cirúrgica devido a problemas de orçamento do município e; e) quanto ao atendimento, houve apontamento para a cordialidade da equipe com os usuários, os quais o avaliaram como sendo positivo. Conclui-se, ao analisar os processos e resultados, que apesar de algumas dificuldades apontadas pelos servidores e usuários, no geral, o programa atende positivamente aos objetivos institucionais, legais e de política pública.

Biografía del autor/a

Elisama Elda Sunamita da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Administração.

Publicado

15-07-2025

Cómo citar

VICENTE, V.; SUNAMITA DA SILVA, E. E. Análise e aplicação do modelo rehuwa para avaliação de resultados dos serviços de saúde no município de Ituiutaba/MG: um estudo do programa de planejamento familiar. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–24, 2025. DOI: 10.48075/comsus.v12i1.34414. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/34414. Acesso em: 17 jul. 2025.