Análise e aplicação do modelo rehuwa para avaliação de resultados dos serviços de saúde no município de Ituiutaba/MG: um estudo do programa de planejamento familiar
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v12i1.34414Resumo
O presente artigo tem por objetivo avaliar os resultados do Programa de Planejamento Familiar no município de Ituiutaba/MG a partir da aplicação do modelo REHUWA. O estudo é de caráter descritivo e a abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com servidores e aplicação de questionários a 205 usuários do programa. Os principais achados apontam que a) o programa possui uma razoável cobertura ofertando um número importante de atendimentos; b) o programa não tem foco nos cuidados e atenção à concepção; c) há a oferta diária dos métodos contraceptivos; d) existe dificuldade na oferta de contracepção cirúrgica devido a problemas de orçamento do município e; e) quanto ao atendimento, houve apontamento para a cordialidade da equipe com os usuários, os quais o avaliaram como sendo positivo. Conclui-se, ao analisar os processos e resultados, que apesar de algumas dificuldades apontadas pelos servidores e usuários, no geral, o programa atende positivamente aos objetivos institucionais, legais e de política pública.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.