Políticas para a Formação do Professor Profissional: um novo perfil para o século XXI

Autores

  • Hellen Jaqueline Marques
  • Fabiano Antonio dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.5151

Palavras-chave:

Profissionalização, Formação Docente, Responsabilização.

Resumo

O presente texto tem como objetivos expor e debater o conceito de profissionalização emergente no campo da formação docente, assim como os discursos que esta formação assume a partir das teorias neoliberais e pós-modernas para a educação.  De modo geral, as políticas educacionais têm orientado conteúdos e objetivos para a formação de professores, adequando-a a um novo perfil profissional. No entanto, o termo profissionalização, inicialmente visto como inovador, evoca, de fato, noções de (des)qualificação, competência e responsabilização, cujo objetivo é efetivar a reforma do Estado brasileiro ocorrida nos anos 1990. Neste cenário, o professor é considerado principal responsável pela qualidade da educação, que por sua vez, deve buscar resolver os problemas sociais neste novo século.

Palavras-chave: Profissionalização; Formação Docente; Responsabilização.

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Publicado

10-06-2011

Como Citar

MARQUES, H. J.; DOS SANTOS, F. A. Políticas para a Formação do Professor Profissional: um novo perfil para o século XXI. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.5151. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5151. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Políticas para Educação Superior e Formação de Professores