O ENSINO DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.20024Keywords:
Educação básica. Direitos Humanos. Cidadania.Abstract
O presente artigo tem por objetivo analisar o ensino dos direitos humanos na educação básica como ferramenta essencial à construção da cidadania, à formação de sujeito de direitos e, assim, à transformação social, considerando as desigualdades estruturais, exclusão e conflitos, que caracterizam as sociedades contemporâneas. Nessa perspectiva, utilizando os métodos dedutivo e histórico, e as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, examinou-se, em um primeiro momento, a educação em direitos humanos como uma política pública brasileira, à luz das regulamentações existentes no país, com especial enfoque à atuação na educação básica. Em seguida, abordou-se a importância da educação em direitos humanos para o conhecimento e exercício dos demais direitos fundamentais e humanos. Por fim, concluiu-se pela imprescindibilidade de se promover e intensificar a educação em direitos humanos, em especial nas escolas, pois a efetivação dos direitos fundamentais e direitos humanos depende essencialmente da assimilação de seu conteúdo pelos cidadãos e a prática de atos por eles orientada.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.