TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR
UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29655Abstract
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a trajetória acadêmica de uma estudante com deficiência visual (baixa visão) no Ensino Superior. O referencial teórico que sustentará a pesquisa está alicerçado nas contribuições da História Oral, tendo como foco a narrativa, através da qual a estudante contará sua história. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos procedimentos se baseiam num estudo de caso. A produção de dados baseou-se no relato de uma estudante com deficiência visual por baixa visão, que foi obtido a partir de sua trajetória de vida e da realização de uma entrevista semiestruturada. Os achados evidenciaram inúmeras barreiras presentes durante a realização dos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), as quais tornaram o percurso acadêmico mais complexo. A inclusão das pessoas com deficiência visual, como exposto neste estudo de caso, ainda é um processo em curso e que está sendo desenhado no Ensino Superior de forma morosa em relação às necessidades das pessoas com deficiência visual.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.