TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR

UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29655

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a trajetória acadêmica de uma estudante com deficiência visual (baixa visão) no Ensino Superior. O referencial teórico que sustentará a pesquisa está alicerçado nas contribuições da História Oral, tendo como foco a narrativa, através da qual a estudante contará sua história. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos procedimentos se baseiam num estudo de caso. A produção de dados baseou-se no relato de uma estudante com deficiência visual por baixa visão, que foi obtido a partir de sua trajetória de vida e da realização de uma entrevista semiestruturada.  Os achados evidenciaram inúmeras barreiras presentes durante a realização dos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), as quais tornaram o percurso acadêmico mais complexo. A inclusão das pessoas com deficiência visual, como exposto neste estudo de caso, ainda é um processo em curso e que está sendo desenhado no Ensino Superior de forma morosa em relação às necessidades das pessoas com deficiência visual.

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Publicado

11-11-2022

Como Citar

PEROVANO, L. P.; FERRARI DE MELO, D. C.; BONIATTI, A. C. C.; SOUZA MACHADO, E. H. . TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 520–535, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.29655. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29655. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios