TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR
UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29655Abstract
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a trajetória acadêmica de uma estudante com deficiência visual (baixa visão) no Ensino Superior. O referencial teórico que sustentará a pesquisa está alicerçado nas contribuições da História Oral, tendo como foco a narrativa, através da qual a estudante contará sua história. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos procedimentos se baseiam num estudo de caso. A produção de dados baseou-se no relato de uma estudante com deficiência visual por baixa visão, que foi obtido a partir de sua trajetória de vida e da realização de uma entrevista semiestruturada. Os achados evidenciaram inúmeras barreiras presentes durante a realização dos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), as quais tornaram o percurso acadêmico mais complexo. A inclusão das pessoas com deficiência visual, como exposto neste estudo de caso, ainda é um processo em curso e que está sendo desenhado no Ensino Superior de forma morosa em relação às necessidades das pessoas com deficiência visual.
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