OS PROFESSORES DO BRASIL IMPERIAL

Autores/as

  • André Paulo Castanha

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v1i1.1002

Resumen

Este texto é resultado das pesquisas que venho desenvolvendo referente às políticas de instrução pública elementar no Brasil Imperial, após o Ato Adicional de 1834. Os estudos têm mostrado que as províncias utilizaram-se de vários instrumentos para controlar de perto o trabalho dos professores. Entre eles ganham destaque os regulamentos de instrução pública (legislação educacional), que passaram a ser elaborados após a descentralização de 1834. Nesse sentido, o objetivo central deste estudo é compreender as ações do Estado no que se refere ao professor. Quais as iniciativas em relação à formação? Quais os incentivos salariais? E qual o papel do professorado em relação à organização da sociedade?

Publicado

01-01-2000

Cómo citar

CASTANHA, A. P. OS PROFESSORES DO BRASIL IMPERIAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 47–52, 2000. DOI: 10.17648/educare.v1i1.1002. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1002. Acesso em: 12 may. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação