OS PROFESSORES DO BRASIL IMPERIAL

Auteurs-es

  • André Paulo Castanha

DOI :

https://doi.org/10.17648/educare.v1i1.1002

Résumé

Este texto é resultado das pesquisas que venho desenvolvendo referente às políticas de instrução pública elementar no Brasil Imperial, após o Ato Adicional de 1834. Os estudos têm mostrado que as províncias utilizaram-se de vários instrumentos para controlar de perto o trabalho dos professores. Entre eles ganham destaque os regulamentos de instrução pública (legislação educacional), que passaram a ser elaborados após a descentralização de 1834. Nesse sentido, o objetivo central deste estudo é compreender as ações do Estado no que se refere ao professor. Quais as iniciativas em relação à formação? Quais os incentivos salariais? E qual o papel do professorado em relação à organização da sociedade?

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Publié-e

01-01-2000

Comment citer

CASTANHA, A. P. OS PROFESSORES DO BRASIL IMPERIAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 47–52, 2000. DOI: 10.17648/educare.v1i1.1002. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1002. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Fundamentos da Educação