“INTELECTUAL” ENQUANTO ATRIBUTO DO PROFESSOR

Autores/as

  • Maria Elisabeth Blanck Miguel

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11686

Palabras clave:

Intelectual-professor, Intelectual em Gramsci, Intelectual na educação.

Resumen

O texto trata do professor enquanto intelectual. Toma como referências para reflexão as abordagens que nesse sentido são feitas pela Escola Nova no Brasil, particularmente no Paraná, na perspectiva de Erasmo Pilotto (1938-1946); nos escritos de Gramsci, na obra “Os intelectuais e a organização da cultura” (1982); e no enfoque sobre a função da escola hoje, e consequentemente do professor, segundo a função que lhe é atribuída por Dermeval Saviani na obra “A pedagogia histórica crítica: primeiras aproximações” (2008). Pretende contribuir com as reflexões sobre a função de intelectual que o professor exerce na educação brasileira.

Publicado

01-01-2000

Cómo citar

MIGUEL, M. E. B. “INTELECTUAL” ENQUANTO ATRIBUTO DO PROFESSOR. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11686. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11686. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares