“INTELECTUAL” ENQUANTO ATRIBUTO DO PROFESSOR

Автор(и)

  • Maria Elisabeth Blanck Miguel

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11686

Ключові слова:

Intelectual-professor, Intelectual em Gramsci, Intelectual na educação.

Анотація

O texto trata do professor enquanto intelectual. Toma como referências para reflexão as abordagens que nesse sentido são feitas pela Escola Nova no Brasil, particularmente no Paraná, na perspectiva de Erasmo Pilotto (1938-1946); nos escritos de Gramsci, na obra “Os intelectuais e a organização da cultura” (1982); e no enfoque sobre a função da escola hoje, e consequentemente do professor, segundo a função que lhe é atribuída por Dermeval Saviani na obra “A pedagogia histórica crítica: primeiras aproximações” (2008). Pretende contribuir com as reflexões sobre a função de intelectual que o professor exerce na educação brasileira.

Опубліковано

01-01-2000

Як цитувати

MIGUEL, M. E. B. “INTELECTUAL” ENQUANTO ATRIBUTO DO PROFESSOR. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11686. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11686. Acesso em: 17 лип. 2024.

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Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares