MODELAGEM MATEMÁTICA EM DISCIPLINAS DO ENSINO SUPERIOR: O QUE MANIFESTAM OS ESTUDANTES?
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.15391Palabras clave:
Educação Matemática, Modelagem Matemática, Aprendizagem.Resumen
Neste trabalho apresentamos resultados de uma investigação sobre o que manifestam estudantes de dois cursos de licenciatura acerca de suas aprendizagens quando realizam atividades de modelagem matemática. Os dados que sustentam as análises são provenientes da disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Básica do curso de Licenciatura em Matemática e da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 do curso de Licenciatura em Química. A partir de agrupamentos realizados no que diz respeito às manifestações de aprendizagem por parte dos alunos pudemos inferir que a disciplina em que se dá a experiência com modelagem matemática e o contexto de cada curso, em certa medida, direcionam as reflexões de cada grupo e significam as atividades de modelagem matemática.Descargas
Publicado
25-01-2017
Cómo citar
VERTUAN, R. E.; PESSOA DA SILVA, K. A.; BORSSOI, A. H. MODELAGEM MATEMÁTICA EM DISCIPLINAS DO ENSINO SUPERIOR: O QUE MANIFESTAM OS ESTUDANTES?. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 24, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i24.15391. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15391. Acesso em: 20 abr. 2025.
Número
Sección
Dossiê: Modelagem Matemática na educação matemática: Cenário atual
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.