ARTICULAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA, INDÚSTRIA E UNIVERSIDADE

Autores/as

  • Rejane Siqueira Julio Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.22524
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Filosofia da Educação Matemática, Educação Matemática, Matemáticas

Resumen

O propósito deste artigo é apresentar uma pesquisa, realizada sob a perspectiva da filosofia de Ludwig Wittgenstein, que teve como objetivo descrever e problematizar, por meio de entrevistas, o modo como as matemáticas participaram ou participam das práticas formativas e profissionais de engenheiros, da Petrobras e da Unicamp, e de três educadores matemáticos, atuantes na formação de engenheiros. Além disso serão expostas e discutidas falas sobre articulações entre matemática, indústria e universidade, em um momento em que o que é feito nas universidades públicas é colocado em suspeição, apontando algumas dificuldades, mas também, alguns caminhos que têm sido discutidos na Educação como práticas problematizadoras, problematização indisciplinar e atuação focada na ação e não em conteúdos.

Biografía del autor/a

Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Docente do Instituto de Ciências Exatas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Doutora em Educação pela Unicamp de Campinas-SP.

Publicado

06-01-2020

Cómo citar

JULIO, R. S. ARTICULAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA, INDÚSTRIA E UNIVERSIDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 33, p. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22524, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22524. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22524. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Filosofia da Educação Matemática