ARTICULAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA, INDÚSTRIA E UNIVERSIDADE
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.22524Mots-clés :
Filosofia da Educação Matemática, Educação Matemática, MatemáticasRésumé
O propósito deste artigo é apresentar uma pesquisa, realizada sob a perspectiva da filosofia de Ludwig Wittgenstein, que teve como objetivo descrever e problematizar, por meio de entrevistas, o modo como as matemáticas participaram ou participam das práticas formativas e profissionais de engenheiros, da Petrobras e da Unicamp, e de três educadores matemáticos, atuantes na formação de engenheiros. Além disso serão expostas e discutidas falas sobre articulações entre matemática, indústria e universidade, em um momento em que o que é feito nas universidades públicas é colocado em suspeição, apontando algumas dificuldades, mas também, alguns caminhos que têm sido discutidos na Educação como práticas problematizadoras, problematização indisciplinar e atuação focada na ação e não em conteúdos.
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