ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO E A EDUCAÇÃO PELA PESQUISA: OLHAR PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA, SEGUNDO A LEI FEDERAL Nº 11.892/08
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.27494Palabras clave:
Educar pela Pesquisa, Ensino Médio Técnico Integrado, Instituto Federal de Educação Profissional, Ciência e TecnologiaResumen
A presente pesquisa trata-se de uma reflexão acerca da proposta educacional dos cursos de Ensino Médio Técnico Integrado dos Institutos Federais de Educação Profissional Ciência e Tecnologia, enquanto instituições de fomento à produção de ciência e tecnologia, a nível de educação básica. Diante disso, buscou-se evidenciar as similaridades entre os pressupostos da educação pela pesquisa e as finalidades e objetivos expressos pela Lei Federal 11.892/2008. Consideramos, a partir dos resultados que há semelhanças entre os pressupostos da educação pela pesquisa e os objetivos e finalidades da Lei Federal 11.892/2008, através dos trechos extraídos dos artigos 6º ao 8º. Assim, compreendemos que Institutos Federais possuem a prerrogativa de formar cidadãos críticos, que, a partir do contexto do ensino médio, possam adquirir uma profissão e inclusive, inserir-se na proposta de verticalização de seus estudos, utilizando-se da pesquisa científica para o desenvolvimento social.
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