ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO E A EDUCAÇÃO PELA PESQUISA: OLHAR PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA, SEGUNDO A LEI FEDERAL Nº 11.892/08
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.27494Mots-clés :
Educar pela Pesquisa, Ensino Médio Técnico Integrado, Instituto Federal de Educação Profissional, Ciência e TecnologiaRésumé
A presente pesquisa trata-se de uma reflexão acerca da proposta educacional dos cursos de Ensino Médio Técnico Integrado dos Institutos Federais de Educação Profissional Ciência e Tecnologia, enquanto instituições de fomento à produção de ciência e tecnologia, a nível de educação básica. Diante disso, buscou-se evidenciar as similaridades entre os pressupostos da educação pela pesquisa e as finalidades e objetivos expressos pela Lei Federal 11.892/2008. Consideramos, a partir dos resultados que há semelhanças entre os pressupostos da educação pela pesquisa e os objetivos e finalidades da Lei Federal 11.892/2008, através dos trechos extraídos dos artigos 6º ao 8º. Assim, compreendemos que Institutos Federais possuem a prerrogativa de formar cidadãos críticos, que, a partir do contexto do ensino médio, possam adquirir uma profissão e inclusive, inserir-se na proposta de verticalização de seus estudos, utilizando-se da pesquisa científica para o desenvolvimento social.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.