DESAFIOS PEDAGÓGICOS E INSTITUCIONAIS DE PROFESSORES INICIANTES NO ENSINO SUPERIOR E AS IMPLICAÇÕES PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v9i0.10829Résumé
Resumo: As recentes discussões sobre os desafios do trabalho do professor iniciante nos vários níveis de ensino revelam não só o crescimento das pesquisas sobre a temática, como a necessidade de políticas de inserção desses iniciantes com vistas à melhoria da qualidade do ensino nos cursos de formação de professores. O texto tem como objetivo central a análise dos problemas e desafios enfrentados pelos professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática em início de carreira e com foco no exercício da docência a partir das demandas da prática e das respostas e estratégias para responder a essas demandas. Os autores que apoiaram o estudo foram Beillerot (1996); Vaillant (2002); André (2010); Ruiz (2008); Cunha (2010); Isaia (2005) e Belhost (2012). Foram realizadas entrevistas com catorze professores iniciantes dos cursos de Licenciatura em Matemática Os resultados revelaram que a maior dificuldade dos iniciantes é lidar com os alunos que chegam à Licenciatura com ausência de conhecimentos prévios de Matemática e apontaram que a experiência na Educação Básica ajuda a estruturar o trabalho docente e a lidar com as demandas dos novos alunos. Os dados apontaram também para as dificuldades de natureza institucional e para a importância do apoio e oferecimento de programas de inserção para esses iniciantes.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.