DESAFIOS PEDAGÓGICOS E INSTITUCIONAIS DE PROFESSORES INICIANTES NO ENSINO SUPERIOR E AS IMPLICAÇÕES PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v9i0.10829Abstract
Resumo: As recentes discussões sobre os desafios do trabalho do professor iniciante nos vários níveis de ensino revelam não só o crescimento das pesquisas sobre a temática, como a necessidade de políticas de inserção desses iniciantes com vistas à melhoria da qualidade do ensino nos cursos de formação de professores. O texto tem como objetivo central a análise dos problemas e desafios enfrentados pelos professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática em início de carreira e com foco no exercício da docência a partir das demandas da prática e das respostas e estratégias para responder a essas demandas. Os autores que apoiaram o estudo foram Beillerot (1996); Vaillant (2002); André (2010); Ruiz (2008); Cunha (2010); Isaia (2005) e Belhost (2012). Foram realizadas entrevistas com catorze professores iniciantes dos cursos de Licenciatura em Matemática Os resultados revelaram que a maior dificuldade dos iniciantes é lidar com os alunos que chegam à Licenciatura com ausência de conhecimentos prévios de Matemática e apontaram que a experiência na Educação Básica ajuda a estruturar o trabalho docente e a lidar com as demandas dos novos alunos. Os dados apontaram também para as dificuldades de natureza institucional e para a importância do apoio e oferecimento de programas de inserção para esses iniciantes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.