NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA INTERNET NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.13867Mots-clés :
Ensino. Novas tecnologias. Internet.Résumé
Este trabalho integra as atividades de um projeto de pesquisa cujo objetivo é investigar a influência da tecnologia no ensino. Para tanto, recorre-se a uma base metodológica que, embora movimente informações quantitativamente observáveis, é recoberta prioritariamente por um caráter qualitativo, cuja abordagem está epistemologicamente fundamentada em autores como Levy (1999), Castells (2002), Jenkins (2009), Moran (2012) e Rojo (2009, 2012, 2013), dentre outros. A partir do objetivo de buscar compreender o modo como um grupo de estudantes do Ensino Médio avalia o impacto da internet e suas ferramentas em atividades de estudo, bem como no processo de memorização de conceitos, chegou-se a resultados que, em síntese, delineiam um cenário marcado pela presença de um novo aluno: um usuário assíduo da internet; um indivíduo ligado à interatividade; um buscador da informação facilitada, mesmo que fragmentada. Enquanto instrumento para coleta de dados, foi elaborado um questionário, por meio do qual os sujeitos foram levados a refletir e a expor o seu posicionamento acerca de informações como: a possibilidade de uso diário da internet e o tempo dedicado a essa atividade; o uso da internet para atividades de estudo; o incentivo da escola e da família para o uso da internet; os tipos de informações acessadas na internet voltadas ao estudo; o impacto da internet no processo de ensino-aprendizagem; a importância da memorização de conceitos; a qualidade de ferramentas de buscas, como o Google; e a possibilidade de impacto, a partir do uso constante dessa ferramenta, na retenção de conceitos. Os resultados apontaram que, de fato, podem ser percebidos efeitos da virtualidade sobre a prática escolar de alunos, uma vez que o modo como concebem a memorização de conceitos e o valor que dão a isso e à busca de informações podem ser alterados pela onipresença, atualmente detectada, dos recursos digitais, altamente virtualizantes.
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