A MONITORIA ACADÊMICA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES SOBRE O CONHECIMENTO DESTE PROJETO DE ENSINO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.24241Mots-clés :
Ensino Superior, Pedagogia, Monitoria Acadêmica.Résumé
A monitoria acadêmica pode ser uma oportunidade de compreensão da práxis – relação entre teoria e prática - e de inserção no universo acadêmico, permitindo aos estudantes apreenderem como se dão as relações de ensino e pesquisa, constituindo-se um espaço especial de reflexão e análise das contradições existentes. O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre a problemática: qual é o espaço da monitoria acadêmica no ambiente universitário como pertencente a um dos tripés da universidade, qual seja, o ensino? Para tanto, traz ponderações sobre este questionamento, todavia não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas sim marcar o espaço da monitoria como proposta para a efetivação de projetos de ensino que ultrapassem as meras disciplinas e aulas proferidas pelo docente universitário.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.