SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.3095Mots-clés :
Saberes pedagógicos, docência, educação superior, formação de professores.Résumé
Este artigo teve como objetivo demonstrar a relevância dos saberes pedagógicos na prática docente do professor da educação superior, tendo em vista a mediação que estes proporcionam para a aprendizagem dos alunos. Num primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre formação de professores universitários e a importância dos saberes pedagógicos. Numa segunda etapa, implementou-se um estudo de caso na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Vale do Teles Pires, com os professores e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Computação. Foram realizados questionários semi-estruturados, com quatorze professores e cento e vinte e seis alunos do curso, para a coleta de dados. Através da análise, percebe-se que alguns professores destacam que os saberes pedagógicos são importantes para a prática docente, pois creditam que destes, provém o conhecimento sobre metodologias que podem ser utilizadas em sala de aula. Diante disso, enfatiza-se que os professores compreendem a necessidade desse saber, embora poucos tenham tido contato com esse conteúdo em sua formação. Já os acadêmicos enfatizam a importância deste conhecimento para o desenvolvimento dos estágios supervisionados no Curso e seu desempenho futuro enquanto educadores.
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